Cabelos, Dicas

4 dicas para usar violeta genciana

Durante um período, tive umas amigas que brincavam muito comigo me chamando de rainha da descoloração. Para quem não sabe ou não me conhece, eu troco a cor do cabelo como quem troca de roupa e, automaticamente, passo por inúmeros processos de descoloração ou neutralização do tom.

Uma das minhas maiores aliadas nesses processos foi, sem sombras de dúvidas, a violeta genciana. Entre inúmeros produtos, esse líquido roxo que custa quatro reais nas farmácias, rotineiramente usado para curar aftas, quebrou e muito os meus galhos. Pra quem entende o básico sobre a pigmentação violeta em cima de cabelos amarelados, sabe como tonalizantes desse padrão costumam ser caros e, muitas vezes, inacessíveis. Pensando nisso, decidi compartilhar quatro dicas para usar a violeta genciana em casa, com função capilar, para que agrida menos os fios e faça menos sujeira.

1- Use Luvas
Parece uma dica óbvia, mas muita gente desiste da luva no último segundo e acaba ficando com a mão roxa por dias. As luvas são necessárias também para te poupar de uma reação alérgica na pele ou contato com alguma pelinha ou machucado ao redor das unhas.

2- Acetona limpa as manchas
Pigmentos de violeta, anilina, tonalizantes agarram com facilidade pelos cômodos utilizados na hora da coloração. Nas minhas inúmeras experiências, testei o poder da acetona sobre essas manchas e o resultado final foi uma exclusão total de tudo aquilo que não fazia parte da paleta de cores do ambiente antes. Ah, tira inclusive a mancha das suas mãos, caso cê tenha esquecido das luvas.

3- Deixe o vidro aberto por algumas horas
Um dos pontos mais debatidos sobre o produto, é que o mesmo contém álcool, o que acaba ressecando um pouco mais o cabelo. Deixar o vidro aberto permite que o álcool evapore e torne a violeta menos agressiva do que antes.

4- Use conta gotas
Nem todas as violetas gencianas encontradas tem conta gotas. Na hora de fazer a mistura do produto (com água, creme ou condicionador), é necessária uma dosagem pequena para que não chumbe os fios. É difícil ter esse controle e, para evitar desperdício de metade do vidro ou cabelos roxos no lugar de loiríssimos, use conta gotas.

Extras: Caso você dilua em creme ou condicionador, vale lembrar que a quantidade de gotas é pequena (máximo duas) e a tonalidade do creme deve estar lilás. Caso você dilua em água, a quantidade de gotas não tem necessidade de ultrapassar três, certificando-se de misturar em um pote que caiba bastante líquido. Outro ponto importante é que os fios devem estar amarelados e não alaranjados.

Anúncios